Silicone Acético ou Silicone Neutro? Qual devo usar?

Silicone Acético ou Silicone Neutro? Qual devo usar?
29 de maio de 2019 Solução Selantes
Em Adesivo selante

Você já deve ter percebido que existe algumas opções na hora de escolher um silicone, mas a pergunta que não quer calar é, qual a diferença entre eles? Não é tudo silicone mesmo? Bom, vamos tentar explicar a diferença entre eles focando em 2 desses tipos, Silicone Acético e Silicone Neutro.

Silicone Acético

O Silicone Acético pode ser considerado o tipo mais comum de silicone disponível. Esse tipo de silicone leva esse nome pela presença de ácido acético na composição do produto que durante a cura é liberado. Essa substância é responsável, junto com a proteção antifungo dos Silicones Acéticos Solufix, entre outras coisas por proteger o silicone em ambientes com contato com umidade, como banheiros e cozinhas, garantindo assim maior vida útil aos produtos e impedindo a criação de bolor ou proliferação de fungos.

 

Silicone Neutro

Porém essa mesma substância é prejudicial para alguns substratos como espelhos e vidros laminados, por exemplo, Nesse tipo de caso o Silicone Acético causa uma reação que com substâncias presentes no espelho e no vidro que causa manchas e bolores. Para este fim é recomendado um Silicone de cura Neutra. O Silicone Neutro Solufix ainda é muito utilizado para vedação de Placas de ACM, para uso em câmaras frigoríficas e envidraçamento de sacada, servindo como um poderoso selante elástico que suporta movimentação de até 20% com incrível resistência a raios UV, Intempéries e baixas temperaturas. O silicone neutro é o tipo de silicone recomendado ainda para uso em pedras como mármore e granito.

 

O mais importante na hora de escolher qual silicone comprar ou até mesmo na hora de recomendar aos seus clientes, é saber exatamente onde será usado e quais os fatores do ambiente, como temperatura, umidade ou o tipo de substrato onde será aplicado, o uso incorreto desses produtos pode causar uma baita dor de cabeça no futuro.

 

 

Silicone Alta Temperatura

Para uso em ambientes e locais com temperatura elevadas, como automóveis, estufas ou lareiras, por exemplo, o produto recomendado é o Solusil Alta Temperatura. Um poderoso silicone com resistência a altas temperaturas suportando picos de até 275°. O Solusil Alta Temperatura está disponível tanto nas versões acética e neutra.

Silicone Aquário

Quando fabricamos um aquário, estamos tentando reproduzir, na medida do possível, o ambiente que os animais aquáticos e anfíbios encontrariam na natureza. A temperatura, o pH da água, os alimentos e até a paisagem. Para isso, todos os materiais artificiais utilizados em um aquário precisam contribuir para que essa reprodução do habitat seja a mais fiel possível.

Afinal, como sabemos, os bichos são extremamente sensíveis às mudanças no ambiente. Por conta disso, também é preciso estar atento a qual será o silicone que foi ou será usado para realizar a fixação das folhas de vidro. Vale lembrar que muitos deles são tóxicos e não são recomendados para essa aplicação.

Para atender a essa demanda específica do mercado, a Solução Selantesestá lançando o Solucil Aquário, um selante não-tóxico, que não libera ácidos e outros tipos de solventes durante a cura.

Solusil Aquário é um silicone monocomponente de cura acética, livre de solventes orgânicos e, após curado, não é tóxicos para animais anfíbios e aquáticos. Com ótimas características elásticas, é ideal para vedação de aquários e terrários. Possui ótima força mecânica, é resistente a intempéries, água, a altas e baixas temperaturas e ainda possui resistência UV.

Ou seja, todas as características necessárias para ser aplicado em aquários, sem nenhum tipo de prejuízo ao animais.